Saltar os Menus

Notícias

18 de Janeiro de 2024

O Portal Europeu de Arquivos financia projetos de digitalização e de investigação em 2024!

        Estão abertas as candidatura aos subsídios a atribuir a projetos de digitalização, investigação e criatividade pelo Portal Europeu de Arquivos em 2024! O prazo para a apresentação de candidaturas é o seguinte: projetos de digitalização: até 18 de fevereiro de 2024 projetos de investigação: até 17 de março de 2024 ou 30 de junho de 2024 projetos […]

Ler mais

22 de Junho de 2023

Portal Europeu de Arquivos: subscreva a Newsletter!

  O Portal Europeu de Arquivos publica, mensalmente, uma Newsletter com notícias sobre a atividade desenvolvida no âmbito do portal, abordando temas relacionadas com o mundo dos arquivos e da investigação histórica. Se estiver interessado em subscrevê-la, clique aqui!

Ler mais

27 de Janeiro de 2023

O Portal Europeu de Arquivos procura voluntários

        O Portal Europeu de Arquivos procura voluntários interessados em participar nas atividades que desenvolve: pesquisa, comunicação, criação e agregação de metadados e curadoria. Caso tenha interesse em colaborar e em funcionar como um embaixador do Portal Europeu de Arquivos, consulte a informação disponível no respetivo sítio web.

Ler mais

19 de Dezembro de 2022

A Câmara Municipal de Figueira da Foz aderiu à RPA

Encontrando-se concluído o processo de adesão à RPA da Câmara Municipal de Figueira da Foz, já é possível, através do Portal Português de Arquivos, aceder a informação sobre esta entidade aderente, bem como aos conteúdos arquivísticos por ela disponibilizados.  

Ler mais

12 de Dezembro de 2022

O Portal Europeu de Arquivos financia projetos de digitalização em 2023

Já foi publicada a informação sobre os subsídios a atribuir a projetos de digitalização pelo Portal Europeu de Arquivos no próximo ano de 2023! Está disponível um total de 10.000 € a atribuir a qualquer instituição que pretenda realizar projetos de digitalização de metadados e/ou de documentação a ingerir no Portal Europeu de Arquivos e […]

Ler mais

11 de Novembro de 2022

A Câmara Municipal de Mértola aderiu à RPA

Encontrando-se concluído o processo de adesão à RPA da Câmara Municipal de Mértola, já é possível, através do Portal Português de Arquivos, aceder a informação sobre esta entidade aderente, bem como aos conteúdos arquivísticos por ela disponibilizados.

Ler mais

7 de Setembro de 2022

Portal Europeu de Arquivos: disponível nova versão

  Já se encontra disponível a versão beta da nova plataforma do Portal Europeu de Arquivos. Pode testar o novo portal, acompanhar todos as suas atualizações e dar a sua opinião aqui.  

Ler mais

24 de Agosto de 2022

PPA temporariamente indisponível

A DGLAB informa que, por questões de ordem técnica, o PPA se encontra temporariamente indisponível. O acesso será reposto com a máxima brevidade possível. A DGLAB apresenta desde já as suas desculpa pelos inconvenientes causados.

Ler mais

4 de Abril de 2022

Apresentação on line do novo Portal Europeu de Arquivos

O Portal Europeu de Arquivos, portal on line do património arquivístico europeu, está em fase de transição para um novo espaço digital! A plataforma inclui novas funcionalidades importantes, como crowdsourcing, ferramentas de pesquisa, mas também outras através das quais os utilizadores e os arquivistas de todo o mundo poderão interagir entre si, bem como com […]

Ler mais

18 de Janeiro de 2022

Portal Europeu de Arquivos: teste de ferramenta de deteção automática de assuntos

  O Portal Europeu de Arquivos, repositório online do património arquivístico europeu, criou uma ferramenta de deteção automática de assuntos para expandir e melhorar a pesquisa por palavras-chave realizada pelos seus utilizadores. O portal agrega descrições arquivísticas de mais de 30 países em 25 idiomas, todas pesquisáveis através de um único motor de pesquisa. Para […]

Ler mais