Saltar os Menus

Portal Português de Arquivos

O MOTOR DE PESQUISA

O PPA garante a acessibilidade aos repositórios de recursos arquivísticos das entidades aderentes à RPA.

AQR_Linha_Logo_PPA2

Pode aceder ao PPA através do endereço http://portal.arquivos.pt

São os seguintes os elementos de informação da ISAD (G) 2EAD 2 a contemplar pelas entidades aderentes, de acordo com os diferentes graus de obrigatoriedade indicados, para disponibilizar informação no âmbito da RPA:

ISAD (G) 2 EAD 2 Grau de obrigatoriedade
Entidade detentora Repository Obrigatório
Código de referência Unitid Obrigatório
Título Unittitle Obrigatório
Datas Unitdate Obrigatório
Nível de descrição Otherlevel Obrigatório
Dimensão e suporte(quantidade, volume ou extensão) Dimensions Obrigatório
Idioma Langmaterial Obrigatório
Âmbito e conteúdo Scopecontent Recomendado

O motor de pesquisa está configurado para permitir a localização e recuperação de meta informação tendo como base os elementos de informação acima referidos.

O respeito pelo esquema de meta informação definido garante a capacidade, por parte das entidades aderentes, de inter-operar com a RPA, através do protocolo OAI-PMH.

Considera-se que este conjunto de elementos fornece ao utilizador a possibili­dade de seleccionar os registos que considerar pertinentes, podendo, a partir deles, aceder diretamente, através do PPA, aos repositórios das respec­tivas entidades aderentes, onde os visualizará de forma completa.

Permite a recuperação de conteúdos, i.e. representações digitais dos documentos descritos, desde que estes se encontrem em linha e associados à meta informação recolhida. Por exemplo, caso existam imagens associadas a um registo descritivo de um documento, essas imagens serão recuperáveis, não de forma directa, mas através de uma ligação ao repositório da entidade aderente detentora dos dados e às suas interfaces de visualização de conteúdos.

O utilizador realiza pesquisas na totalidade dos repositórios das entidades aderentes, ou apenas naqueles que entender por bem seleccionar.

 

O DIRETÓRIO DE ENTIDADES ADERENTES

O PPA faculta o acesso à lista das entidades aderentes à RPA. A sua consulta permite identificar os aderentes, obter os endereços dos respetivos sítios web, e-mail e OAI, ou obter informação sobre o número de registos que cada um deles disponibiliza e, de entre esses, quantos dispõem de imagens associadas.

Última Actualização: 23 de Janeiro de 2014